sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Eu já tive um aninho...


Já que este blog é a minha canastra, parecida com a da boneca Emília, eu não poderia deixar de guardar esta preciosidade de quando eu ainda tinha apenas um aninho. Não é de admirar que eu sempre vivi e viverei às voltas com a balança, não é? Mas eu era muito lindinha, tenho que admitir... Aproveito para render homenagens ao meu Tio Yoshifumi Yagi, queridamente chamado Yoshi, que foi quem tirou as poucas fotos que tenho desta época de minha vida. Tio Yoshi nos deixou no mês de julho/2009, atingido por um infarto fulminante, sem nunca ter sofrido qualquer mal estar. Uma benção para ele, um susto para a família. Vamos ter saudades dele e sempre lembrar os momentos agradáveis que passamos ao seu lado ouvindo suas sábias palavras, suas indicações sobre a cozinha japonesa, sempre saudável, e muitas colocações engraçadas com o sotaque nipônico inesquecível. Um beijo Tia Erci, um beijo queridos primos. Vamos em frente honrando a memória dele.

domingo, 23 de agosto de 2009

Lugar lindo, tranquilo e feliz

Está comprovado que quando estamos estressados, nervosos, ansiosos ou mesmo desesperados, o melhor a fazer, antes de qualquer outra providência, é tentar reduzir a tensão. Aquele velho conselho de tentar se imagnar num lugar bonito, tranquilo e feliz fuciona mesmo para este objetivo, porque o nosso cérebro não distingue o que pensamos do que realmente está acontecendo. Deste modo, quando a pessoa pensa no lindo lugar e que está nele, o organismo para de liberar homônios como o cortisol, ligados ao stress.
Assim, utilizando os maravilhosos ensimentos da yoga, devemos respirar profundamente, inspirando e expirando pelo nariz, permanecendo alguns segundos com os pulmões cheios e vazios, a cada inspiração e expiração, respectivamente, e combinar este exercício com pensamentos que induzam ao relaxamento. Vale também lembrar a regrinha do 4-7-8, isto é, inspirar contando até quatro, permanecer com os pulmões cheios contando até sete e expirar contando até oito.
A opção do lugar lindo e tranquilo fica a critério de cada um, uma praia deserta de areias brancas e águas tépidas, uma floresta fechada, onde se pode ouvir o som do vento nas folhas e sentir o cheiro de terra úmida, um lindo jardim com uma fonte, uma cachoeira, etc. Eu sempre me lembro de Cumuru e da Estância Capão do Cedro...
Vamos viajar sem sair do lugar e tornar os nossos dias de rotina tresloucada melhores...