domingo, 23 de agosto de 2009

Lugar lindo, tranquilo e feliz

Está comprovado que quando estamos estressados, nervosos, ansiosos ou mesmo desesperados, o melhor a fazer, antes de qualquer outra providência, é tentar reduzir a tensão. Aquele velho conselho de tentar se imagnar num lugar bonito, tranquilo e feliz fuciona mesmo para este objetivo, porque o nosso cérebro não distingue o que pensamos do que realmente está acontecendo. Deste modo, quando a pessoa pensa no lindo lugar e que está nele, o organismo para de liberar homônios como o cortisol, ligados ao stress.
Assim, utilizando os maravilhosos ensimentos da yoga, devemos respirar profundamente, inspirando e expirando pelo nariz, permanecendo alguns segundos com os pulmões cheios e vazios, a cada inspiração e expiração, respectivamente, e combinar este exercício com pensamentos que induzam ao relaxamento. Vale também lembrar a regrinha do 4-7-8, isto é, inspirar contando até quatro, permanecer com os pulmões cheios contando até sete e expirar contando até oito.
A opção do lugar lindo e tranquilo fica a critério de cada um, uma praia deserta de areias brancas e águas tépidas, uma floresta fechada, onde se pode ouvir o som do vento nas folhas e sentir o cheiro de terra úmida, um lindo jardim com uma fonte, uma cachoeira, etc. Eu sempre me lembro de Cumuru e da Estância Capão do Cedro...
Vamos viajar sem sair do lugar e tornar os nossos dias de rotina tresloucada melhores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário